Projeto de Trabalho
Técnico Social
O PTTS consiste em desenvolver ações de apoio e fortalecimento à participação efetiva das famílias beneficiárias na implementação do Projeto, através de atividade que promovem a inclusão social e produtiva, tendo em vista garantir a habitabilidade familiar e comunitária, a geração de renda e, consequentemente, a sustentabilidade do projeto.
Público: beneficiários de programas habitacionais do PAC – Programa de Aceleração ao Crescimento e seus respectivos familiares.
Serviços: acompanhamento social dos beneficiários – cadastramento em programas sociassistenciais – Palestras – Oficinas – Encaminhamento para retirada de documentação pessoal - atendimentos individuais nos Canteiros Sociais – Cursos – Acompanhamento – Monitoramento – Avaliação das ações realizadas
Ações sistemáticas: visitas às comunidades, formação de comissões de acompanhamento às obras, identificação de grupos de idosos e pessoas com deficiência para unidades habitacionais adaptadas, articulações intersetoriais e parcerias, elaboração, execução e coordenação de PTTS, mobilização da comunidade.
O projeto propõe ações e se desenvolve em quatro eixos pré-determinados, que são nomeados da seguinte forma:
Mobilização Organização Comunitária (MOC)
Estimulam a participação ativa, fortalecimento dos segmentos sociais e seus processos de organização e decisão através de ações socioeducativas como: oficinas, palestras e reuniões.
Educação Sanitária Ambiental (ESA)
Desenvolve-se através de ações que contemplam a produção, coleta e destinação seletiva de lixo, saneamento e abastecimento de água, conservação de imóveis, risco ambiental, poluição atmosférica e sonora, entre outros aspectos relacionados à ecologia, a saúde e ao meio ambiente.
Geração de Trabalho e Renda (GTR)
São ações que propiciam formação e qualificação profissional, inclusão produtiva e geração de renda aos moradores, conforme a demanda do mercado, os interesses dos profissionais e as habilidades que forem se destacando no processo de formação e qualificação.
Segurança Comunitária
A partir da participação dos beneficiários, desenvolvem-se propostas de implantação de policiamento comunitário, de postos de polícia com o acompanhamento de profissionais qualificados, tais como assistentes sociais, psicólogos e outros; iluminação pública; realização de trabalhos socioeducativos com as comunidades visando à tolerância, a convivência e o respeito à diversidade humana.