Economia Solidária

A Economia Popular Solidária é um movimento que visa humanizar as relações econômicas, incentivando as pessoas a tornarem-se atores ativos e participativos dos meios de produção, através da ação coletiva, da gestão democrática e da socialização dos resultados obtidos nos empreendimentos.

Neste sentido, o projeto inicialmente visa a formação de Agentes de Desenvolvimento local em economia solidária e, posteriormente, a criação de empreendimentos que podem ser segmentados da seguinte forma: artesanato, costura, reciclagem de resíduos de coleta seletiva; alimentação, hortas comunitárias urbanas e prestação de serviços.

O processo de inclusão produtiva destes grupos e de outros em fase de estruturação visa estimular as habilidades de autogestão, nos aspectos econômicos e sociais dos mesmos e organizá-los através da convivência e trocas de experiências significativas sobre formas coletivas de organização da produção e a promoção de arranjos produtivos viáveis e sustentáveis.

O projeto tem como OBJETIVO GERAL transformar a situação de extrema pobreza desenvolvendo um processo de formação humana, capacitação profissional e inclusão produtiva a partir de ações integradas de Economia Solidária envolvendo os públicos participantes dos programas sociais do governo municipal e grupos existentes e/ou em formação de economia solidária.

Objetivos específicos

  • Desenvolver um processo permanente de formação humana com vistas à elevação dos conhecimentos, escolaridade e autoestima das pessoas participantes do projeto;

  • Desenvolver um processo de formação visando constituir agentes de desenvolvimento local;

  • Desenvolver cursos de capacitação profissional aos participantes do projeto;

  • Desenvolver um processo de reinserção dos participantes no mundo do trabalho;

  • Desenvolver ações de fomento a formação de novos Empreendimentos Econômicos Solidários.