Setembro Amarelo
16 de setembro de 2020

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio caracteriza-se como grave problema de saúde pública, vitimando no mundo, uma pessoa a cada quarenta segundos.
As ações do Setembro Amarelo iniciaram no Brasil, no ano de 2015, por iniciativa do CVV – Centro de Valorização da Vida, CFM – Conselho Federal de Medicina e ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria, visando a conscientização e prevenção ao suicídio, por meio da informação, alertando a população sobre seus riscos, minimizando estigmas e prevenindo novos casos de morte autoprovocada. Para lembrar essas ações a equipe do CAPS I Florescer elaborou um vídeo que está disponível nas redes sociais do município e no canal do Youtube. Confira:
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio caracteriza-se como grave problema de saúde pública, vitimando no mundo, uma pessoa a cada quarenta segundos, sendo que cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano. Possivelmente, os índices de suicídio são maiores do que os registrados, pois nem todas as mortes autoprovocadas são notificadas como tal. Há medo e vergonha de se falar sobre o assunto, o que torna o suicídio um mal silencioso.
Os profissionais e serviços de saúde salientam que mostrar compreensão, acolhimento, interesse pela pessoa em sofrimento, é essencial para ajudar. Uma escuta atenciosa, com empatia e aceitação auxilia na expressão dos sentimentos. O Dia Mundial da Prevenção ao Suicidio, foi comemorado nesta quinta-feira, dia 10.
—
A We Do disponibiliza equipe técnica para o CAPS do Município composta de orientadores sociais e médico psiquiatra. Temos orgulho em fazer parte desta família!
Fonte: https://www.floresdacunha.rs.gov.br/noticias_int.php?id=4343