Conheça os procedimentos de segurança dos processos seletivos/concursos realizados pela We Do

10 de junho de 2020


Para tornar o Seletivo/Concurso transparente e seguro a WE DO utiliza tecnologia de ponta: equipamentos especiais de monitoramento, software de embaralhamento de questões, software de leitura óptica, rádio comunicador e detectores de metais.

Softwares de última geração e equipamentos especiais são usados para garantir o sigilo das provas e monitorar passo a passo todo o processo, que compreende desde a criação das provas até a homologação do resultado final. Os recursos tecnológicos são parte de um conjunto de procedimentos de segurança adotados pela WE DO.

Pensando sempre em trazer formas seguras para os procedimentos adotados em todas as fases dos seletivos/concursos, a WE DO apresenta abaixo como são aplicados estes procedimentos.

A segurança interna das provas

1. Monitoramento 24 horas

A unidade administrativa da WE DO conta com uma vigilância rigorosa com câmeras posicionadas estrategicamente nos locais de manuseio das provas.

2. Software de embaralhamento de questões

Produz um gabarito personalizado para cada candidato, permitindo à WE DO fazer quantos tipos de provas julgar necessário.

3. Impressão das provas

As provas são impressas na unidade administrativa da WE DO, vigiada continuamente por circuito de câmeras.  

4. Empacotamento de provas e malotes

Feitos em área altamente sigilosa, sem comunicação externa e monitorada por câmeras de vídeo. O material fica acondicionado em embalagens plásticas opacas. Os malotes de provas são lacrados pouco antes da aplicação e conduzidos por coordenadores de aplicação. Durante toda fase de transporte, o material nunca fica sem supervisão profissional. Um ou mais colaboradores garantem a inviolabilidade dos malotes.

5. Treinamento dos fiscais

Todos os fiscais são treinados em relação ao sigilo, segurança e aplicação da prova com o recebimento de orientações para o correto cumprimento das atividades que são extraídas do Procedimento Documentado Manual do Fiscal.

6. Suporte

A WE DO conta com um departamento de banca técnica que presta suporte tanto para os clientes (prefeituras, câmaras de vereadores) como para os candidatos, auxiliando, prestando informações e orientando sobre cada fase dos certames. Para isso além de disponibilizar em seu site todas as publicações de andamento dos concursos/seletivos, disponibiliza atendimento personalizado via e-mails, telefone e whatsapp. Também oferece todos os recursos necessários para que pessoas com deficiência participem do concurso em condições de equidade.

A segurança no dia das provas

1. Proibição de aparelhos eletrônicos e itens de chapelaria

Telefones celulares, bonés, bips, relógios, calculadoras e demais aparelhos eletrônicos são proibidos durante as provas. O candidato é eliminado se for flagrado portando algum desses objetos.

2. Revista magnética

Os candidatos que deixam a sala de provas para ir ao banheiro são revistados por detectores de metais na entrada e na saída.

3. Digitalização dos cartões de resposta

Para a transparência do processo seletivo, as folhas de respostas são digitalizadas e disponibilizadas aos candidatos em sua área do candidato. Cada candidato consulta sua folha informando senha e CPF.

4. Sistema de correção através de leitura óptica

Utilizando software de correção através de leitura óptica, a WE DO possui licença para fazer a leitura de cartões de respostas com desempenho que pode chegar a 1000 candidatos em menos de 5 minutos.

5. Restrição a colaboradores

Colaboradores e prestadores de serviço da WE DO são proibidos de se inscreverem em concursos realizados pela empresa. Eles também são afastados de qualquer atividade ligada a concursos da WE DO que tenham algum de seus parentes inscrito.

6. Apoio institucional

Os órgãos de segurança pública e Ministério Público são avisados oficialmente sobre a realização das provas para que participem no dia do concurso/seletivo.

7. Registro de Ocorrências

Todo o procedimento no dia da realização das provas objetivas e práticas são realizados e registrados em Atas que são vistadas pelos membros das Comissões de Concurso/Seletivos dos municípios que acompanham a realização das mesmas e  por candidatos, para que qualquer ocorrência, dentro ou fora dos padrões possa ser detectada.

  1. Compartilhar